Não há nenhum caminho tranquilizador à nossa espera. Se o queremos, teremos de construí-lo com as nossas mãos. ” José Saramago
A cada Natal novas esperanças e a cada ano que se inicia, novas etapas e desafios … 2016 chegou ao fim. Agora, é o momento em que fazemos o balanço de tudo que aconteceu.
Experimentei o pesar profundo pela partida do meu amado pai; fiquei com a dor do vazio, de um engasgo na alma, de ter de aceitar conviver para sempre com o silêncio de uma vida tão querida.
2016 me marcou também como um ano de muitas conquistas e realizações. O casamento da Nanda e da Rebecca foi, com certeza, uma das mais lindas homenagens ao amor externada em uma noite inesquecível. Só ele já fez o ano ter valido a pena, mas teve mais, muito mais:
O primeiro aniversário deste blog, que tem me trazido tão boas e gratas surpresas, e a certeza de que estou atingindo meu objetivo com ele.
O convite para escrever para o portal Mundo Delash, um adorável trabalho coletivo produzido deliciosamente por pessoas maravilhosas.
O convite incrível da Raquel, presidente da Comissão de direito homoafetivo da OAB/RJ para coordenar o Projeto de Apoio de Pais e Parentes na Aceitação da Diversidade Sexual -Pappadis.
Ah! O nascimento do João Paulo, meu primeiro sobrinho-neto; e a oportunidade que me foi dada no meu trabalho.
Nesta minha retrospectiva pessoal, em 2016 também me marcaram emocionalmente episódios pelo mundo afora, como o terrível ataque à boate gay em Orlando.
No Brasil, o ano nos trouxe avanços e gratas notícias, como na Olimpíada, que teve a maior participação de atletas gays de sua história; destaco ainda a conquista do direito de usar o nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da Administração Pública e em vários conselhos profissionais, em especial a OAB.
Acredito que o combate ao preconceito, principalmente o nosso, tem que ser uma luta constante, que precisamos travar a cada encontro, a cada nova amizade, a cada conversa e em cada pensamento e atitude.
O que eu espero para 2017 é que seja um ano mais coerente, mais consciente, respeitoso e de mais tolerância, em todos os aspectos.
Muito obrigada a todos.
Feliz Natal! Feliz 2017!
Nenhum Comentário